Segundo publicado pelo site da Agência Estado, os números de mortos nas cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro afetadas pelas chuvas, até o momento, são: em Nova Friburgo, 234 mortes, em Teresópolis, 231, em Petrópolis, 41, em Sumidouro, 20, em São José do Vale do Rio Preto, 4. No total, são 530 óbitos.
A Rio Eco Consciente está mobilizando seus colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e leitores para que nesse momento tão difícil, possam contribuir com as vítimas dessa tragédia.
Seguem abaixo informações de como você também pode contribuir.
GRUPO GIRASSOL – Estão arrecadando donativos para as famílias desabrigadas de Teresópolis. Você pode contribuir com: Água mineral, leite em pó, colchonetes, material de higiene, roupa de cama e banho, edredons, cobertores e outros.
Posto de recebimento das doações: Ilha do Governador, Jacarepaguá, Vila da Penha, Teresópolis e São João de Meriti.
PROJETO FORÇA JOVEM BRASIL DA IURD – Todo o Força Jovem do Rio de Janeiro está mobilizado no SOS Região Serrana e estará durante toda a campanha recebendo alimentos e roupas para ajudar a amenizar a dor das vítimas da chuva no estado do Rio de Janeiro.
Itens para doação: Material de limpeza, material de higiene pessoal, roupas e calçados, alimentos não-perecíveis, água, leite, biscoitos, etc.
Posto de arrecadação de doações: Av. Suburbana. 4242 Del Castilho e em todas as Igrejas Universal do Reino de Deus.
SOS TRILHAS E PARQUE NACIONAL DA TIJUCA – Em nome do Fábio (TQS) e de Lúcio Palma (Coordenador da Monitoria Ambiental do PNT), convidamos a todos que se mostram solidários as vítimas das chuvas na região serrana a comparecerem amanhã dia 16/01, pois haverá uma reunião dos voluntários do PNT e na ocasião também serão recolhidos donativos para a Região Serrana.
Você pode contribuir com roupas, alimentos não-perecíveis, qualquer doação será bem-vinda, mas seguem algumas sugestões de produtos bastante necessários, e dos quais as pessoas não costumam se lembrar de doar: alimentos para consumo imediato (macarrão e sopas de preparo instantâneo); Produtos de higiene pessoal (sabonetes, escovas e pasta de dentes); Fraldas descartáveis e geriátricas; Absorventes íntimos femininos; Roupas íntimas (para homens mulheres e crianças – ATENÇÃO, ESTES ITENS TEM DE SER NOVOS!!!); Itens de primeiros socorros (gase, antibactericidas, esparadrapo...); Velas e fósforos (muitas pessoas ainda estão sem luz).
Local: Em frente ao Centro de Visitantes do setor A da Floresta da Tijuca, com acesso pela Praça Afonso Viseu no Alto da Boa Vista. Horário: 09 as 11h.
HEMORIO – O HemoRio montou um esquema especial de atendimento para os interessados em doar sangue para ajudar as vítimas da Região Serrana. Para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum. A única recomendação é evitar alimentos gordurosos antes da coleta de sangue.
Os interessados em ajudar devem se apresentar com um documento de identidade. Quem preferir, pode agendar um horário para fazer a doação. O telefone para o agendamento é 0800 282-0708. O HemoRio fica na Rua Frei Caneca 8, no Centro, e funciona de segunda a domingo, das 7h às 18h.