Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia Internacional do Voluntário - 05/12

Voluntário é toda pessoa que, devido ao seu interesse pessoal dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ambiental ou em outros campos.

A ação voluntária visa ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas sociais e ambientais, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntário contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado. Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa, é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante.

O voluntário doa sua energia, tempo e talento, mas ganha muitas coisas em troca: convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas e satisfação de se sentir útil.

Há muito a ser feito, muito campo a ser desbravado. Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

Ao doar sua energia e sua generosidade, você está respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar ao próximo, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos e de melhorar a qualidade da vida de alguém que esteja precisando.

É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, meio ambiente, saúde, lazer, etc.

PARABÉNS VOLUNTÁRIOS!!!

#servoluntariovaleapena

4 comentários: