Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Audiência Pública: Rio livre de lixões até 2014

No dia 7 de maio, próxima terça-feira, às 10h, na Alerj. O Estado do Rio de Janeiro, assim como todo o Brasil, tem um compromisso: erradicar os lixões até 2014. Os locais irregulares de depósito dos resíduos sólidos deverão ser encerrados e dar lugar a aterros sanitários. É o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigência desde 2010. E para monitorar o andamento deste processo em território fluminense, a deputada Aspásia Camargo, presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembléia Legislativa, promove na próxima terça-feira, dia 7 de maio, a Audiência Pública para Acompanhar o Encerramento dos Lixões. O encontro será no auditório Nelson Carneiro, sexto andar do prédio anexo da Alerj, às 10h.

O tema do fim dos lixões vem ganhando muito destaque no Rio. No ano passado, Gramacho, que colecionada títulos como 'o grande vilão ambiental da Baía de Guanabara' ou 'o maior aterro sanitário da América Latina', fechou suas portas, sendo substituído pelo Aterro de Seropédica, mais moderno e tecnologicamente preparado para receber as nove toneladas diárias de resíduos sólidos geradas só pela cidade do Rio de Janeiro.

Mas o Estado está em vias de conseguir encerrar seus lixões no tempo previsto? Assim como de construir os aterros saneados para receber os resíduos? Os catadores estão recebendo o suporte necessário? O que tem a dizer o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, as prefeituras, as associações e cooperativas de catadores, entre outras autoridades e membros da sociedade civil?

Na próxima terça-feira, venha fazer este debate!
Mais informações: (21) 2588-1646

Nenhum comentário:

Postar um comentário