Acabamos de participar da Conferência FIB Rio 2012 e conferimos de perto essa novidade, não para os Butaneses, mas para nós Brasileiros. O evento foi realizado no Theatro NET e apesar da quantidade de eventos acontecendo na cidade do Rio de Janeiro devido a Rio+20, o auditório estava lotado. Isso mostra a importância do tema e principalmente do que as pessoas realmente precisam.
Mas o que é FIB?
FIB ou Felicidade Intena Bruta é um indicador sistêmico criado em 1980 no Butão com apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e que cada vez mais vem atraindo o interesse mundial. Diversos especialistas internacionais em estatística, economia e bem-estar têm se unido para formular uma métrica sistêmica e promover um diagnóstico participativo para identificar as potencialidades e vulnerabilidades de uma comunidade.
FIB é baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deveria ser somente o desenvolvimento econômico, mas a integração de vários campos.
Esse indicador possui 9 dimensões que são:
- Padrão de vida econômica
- Governança
- Educação
- Saúde
- Vitalidade comunitária
- Proteção ambiental
- Acesso à cultura
- Uso equilibrado do tempo
- Bem-estar psicológico
Agora voltando ao evento, o mesmo teve início às 13h e contou com um "mestre sem cerimônia", como preferiu ser chamado, o representante do Doutures do Riso. Ele interagiu com o público, com os convidados, deu um show! A abertura ficou por conta do Prof. Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego que admitiu não ser um expert em FIB, mas que sabia o suficiente para afirmar que a Economia Solidária está dentro desse conceito e temos que valorizar cada dia mais.
O primeiro painel contou com Karma Ura, vice-Presidente do Conselho Nacional do Butão, que fez uma excelente apresentação, falou o que é FIB e completou dizendo que lá as pessoas estão próximas da natureza, as comunidades fazem parte do meio ambiente e que estamos sendo levados erroneamente para o capital econômico e nos afastando das coisas que realmente valem a pena. Em seguida foi a vez de John Helliwell, Prof. Emérito de Economia na Universidade de British Columbia, que falou sobre os 3 trios de felicidade, os 3 resultados-chaves e também sobre a importância do FIB. E para finalizar, foi a vez de Susan Andrews, coordenadora do FIB no Brasil ou embaixadora da felicidade no Brasil como já é conhecida. Falou sobre 2 pontos cruciais, o Pertencimento e o Protagonismo. Falou também sobre os "felicitadores", ou seja, os multiplicadores do FIB. E mais, a felicidade tem fórmula:
F = G + C + A.I
F = Felicidade
G = Genes
C = Condições
AI = Atividades Intencionais
E finalizou com a frase: "Isso não é um negócio, é uma missão"
O segundo painel foi sobre experiências do FIB no Brasil e participaram, Ricardo Henriques, prof da UFF, Maria Helena Barbosa/CEMIG, Irmaci Sinigaglia Lunelli, Beatriz Maria Luchese e Carla Maria Frezza Cavalheiros, de Bento Gonçalves, Jorge Streit e Isabel Miranda da Fundação Banco do Brasil.
Estamos aguardando os vídeos e as apresentações por e-mail. Quem tiver interesse em receber o material ou quiser maiores informações sobre o FIB, pode entrar em contato pelo e-mail contato@rioecoconsciente.com.br e solicitar.
Nos mais, pedimos desculpas pela qualidade das fotos, mas a iluminação do Theatro era mínima. Nos colocamos a disposição para quaisquer outras informações e aguardamos comentários!
Até a próxima postagem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário