A Campanha
Salve o Planeta é uma ação de comunicação ambiental, que visa a conscientização ecológica,
o incentivo à práticas sustentáveis e ao consumo verde, direcionada à sociedade
e podendo contemplar em menor grau o
ativismo político (apartidário).
Falamos em direcionar mais especificamente esse trabalho para a sociedade, pois acreditamos que no tipo de sistema em que vivemos, a sustentabilidade é uma questão que diz respeito muito mais a nós, cidadãos comuns, a sociedade civil e suas instituições e a boa vontade da iniciativa privada do que propriamente a criação de leis (principalmente aqui no Brasil, onde cria-se leis mas pouco e fiscaliza e se executa). É claro que também precisamos de leis severas e que se cumpram e vamos cobrar por isso também, mas o que queremos fazer aqui é promover uma transformação de “baixo pra cima”, de modo a nos fazermos protagonistas dessa mudança, sem esperar APENAS pelo Governo.
Essa campanha gira em torno de uma logomarca, com o
nome, o slogan e o blog da Campanha. A mensagem do slogan mostra a relação de
dependência mútua que existe entre o planeta e a sociedade, pois na justa
medida em que precisamos dele - uma vez que é dele que extraímos os recursos
necessários à nossa sobrevivência - ele também precisa de nós, no sentido de
que o preservemos.
Essa logomarca está
disponibilizada no blog e nas redes sociais em domínio público, para livre
utilização e você poderá baixa-la e utiliza-la de diversas maneiras como forma
de adesão a esse movimento, tais como usar em camisetas, roupas e acessórios e
divulgá-la principalmente através da internet. Fazendo isso sempre de uma forma
sustentável, reduzindo e compensando ao máximo os impactos
ambientais que possam ser gerados por cada ação de divulgação.
A idéia é fazer com que a
sociedade internalize esse conceito de vida sustentável, integrando-o ao seu
conceito de ética e fazendo da sustentabilidade um hábito cultural e uma
prática diária. O uso de sua logomarca é apenas uma simbologia, uma
demonstração pública da pessoa ou organização que a utiliza, para afirmar sua
posição de cidadão ou instituição sustentável perante a sociedade.
OBJETIVOS: Em linhas gerais, o grande
objetivo da Campanha Salve o
Planeta
é a conscientização das pessoas quanto à necessidade de se
preservar nosso planeta, incentivando a prática da atitude sustentável
no
dia-a-dia das pessoas e o engajamento em projetos e iniciativas que
promovam a responsabilidade socioambiental. Isso significa, incentivar o
surgimento de “agentes ambientais anônimos”, uma vez
que não são as grandes ações isoladas que produzem transformações no mundo, mas
sim as várias ações individuais praticadas pela maioria das pessoas. Significa também incentivar o
surgimento de novas lideranças socioambientais
e novos empreendedores sociosustentáveis na sociedade.
A MARCA
DA CAMPANHA
A logomarca da campanha está
disponibilizada em domínio público, para livre utilização e comercialização. Para
saber como utilizá-la e participar da campanha clique aqui.
MISSÃO
Criar no Brasil uma grande
campanha de comunicação ambiental, visando a conscientização ecológica e o incentivo à atitude sustentável,
estimulando as pessoas a fazerem uso do logotipo com o nome, o slogan e
o blog da campanha, sendo ele uma marca símbolo de aceitação, apoio e adesão a esse
movimento.
VISÃO
Transformar
esse logotipo em uma marca nacional da sustentabilidade e fazer dessa iniciativa
a maior campanha de comunicação ambiental do Brasil, gerando com isso grande
influência na sociedade no que diz respeito à conscientização coletiva para a
adoção de práticas ambientalmente responsáveis.
VALORES
A Campanha Salve o Planeta está fundamentada em sete valores:
1. Ética
2. Paz
3. Justiça
4. Democracia
5. Respeito aos direitos humanos
6. Inclusão social
7. Desenvolvimento sustentável.
REGRAS
A Campanha
Salve o Planeta está sustentada em quatro
regras máximas, que são os princípios que visam contribuir para uma maior
adesão de pessoas, promovendo assim uma mobilização socioambiental de massa. São elas:
1. Equilíbrio
2. Apartidarismo
3. Laicidade
4. Convergência
QUAIS SERÃO AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA CAMPANHA?
A Campanha se
comunicará com a sociedade principalmente através de ações de comunicação externa (marketing de guerrilha e intervenções
urbanas),
assim como através de ações de
comunicação virtual (internet e redes sociais).
Muito legal essa campanha!! Parabéns!
ResponderExcluirAbraços
Érica Sena- Blog Pensar Eco