Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Condomínio sustentável, é possível? Como começar?

Recebemos uma postagem excelente do Renato Moreno Munhoz sobre como o síndico pode contribuir com ações de sustentabilidade no seu condomínio e estamos repassando. Boa leitura!

Muitos síndicos se perguntam? Como posso começar a realizar ações de sustentabilidade no meu condomínio? Não tenho conhecimento técnico, o orçamento é apertado, o que posso fazer? Talvez o começo seja um pouco mais fácil ou mais difícil para alguns, a depender de verba e outras características do prédio, mas não vamos desanimar, independente de qualquer situação, sempre é possível implementar algumas ações de sustentabilidade, sejam em maior ou menor graus.

Existem medidas que dependem dos moradores, algumas que só dependem de boa vontade e outras que precisa de um pouco de esforço mútuo. Lembre-se que toda mudança de hábito só é possível com bons exemplos e honestidade, ou seja, faça sempre o que prometeu fazer e mostre os resultados.

O que é mais fácil e pode começar já?!
  • Troca das torneiras e válvulas de descarga dos banheiros das áreas comuns. Depende só do síndico.
  • Instalação de sensores de presença e troca das lâmpadas incandescentes por eletrônicas. Depende só do síndico.
  • Coleta seletiva. Depende de apoio dos moradores na separação dos materiais, o papel do síndico é garantir que o material separado tenha a destinação prometida, seja ela o catador, a cooperativa ou a venda.
A sugestão é começar de forma simples, se falta espaço para armazenar o material reciclável, faça inicialmente somente a coleta de latinhas, óleo e jornais, divulgue as conquistas em comunicados internos, a tendência é crescer muito a adesão de moradores.

Além disso, outras ações podem ser tomadas, como desligar as lâmpadas que não estão em uso, fazer a revisão periódica dos painéis elétricos, evitar desperdícios de água na limpeza de cisternas, economizar material de limpeza, inspeção de vazamentos de água em apartamentos e áreas comuns etc.

Fonte: http://condominiossustentaveis.wordpress.com/2013/05/23/ser-sustentavel-como-comecar

Recomendamos: http://www.ajoambiental.com

2 comentários:

  1. Condomínio sustentável é possível quando há comprometimento do síndico e da coletividade. Repensar os hábitos de cada um e buscar alternativas para minimizar os impactos ambientais causados pela produção excessiva de resíduos "lixo", fazer a separação dos resíduos utilizando os 3R's e combater o desperdício dos recursos naturais "água e energia" faz uma grande diferença. A descarga por exemplo compromete cerca de 70% da água em um condomínio. Se cada morador tiver consciência na hora de usá-la poderá gerar um grande economia na conta de água. O uso da máquina de lavar roupa é outro vilão, usar a máquina sempre na sua capacidade máxima também gera uma grande economia de água e de energia. São atitudes simples como essas que podem tornar o condomínio sustentável e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

    Maria Odete A Pinho
    Gestora Projeto AJO Ambiental

    ResponderExcluir
  2. Olá Odete, ótimas colocações. Agradecemos a sua contribuição e também a parceria de sempre. Abraços.

    ResponderExcluir