Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Você conhece o ABC dos termos ambientais?

Saudações ecológicas!!!

Você de já deve ter ouvido falar em GEE’s, MDL, Fair Trade, aquecimento global, etc., mas será que sabe o que significa? Recebemos nos últimos dias, muitos contatos com pedidos de informações sobre termos ambientais. Então para dar aquela ajudinha, preparamos uma pequena lista com as siglas e as palavras mais populares nos e-mails que recebemos.

Continua com dúvida? Não encontrou o significado daquela palavra ou termo ambiental que precisava? Entre em contato com a gente!

Boa leitura!

Aquecimento Global – Aumento de temperatura média do Planeta Terra devido ao efeito estufa.

Aterro Sanitário – Local onde são depositados os resíduos sólidos.

Biodegradável – Todo e qualquer material que pode entrar em decomposição no meio ambiente.

Biodiversidade – Pode ser definida como a variedade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos como, ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. 

Biogás - É um recurso energético renovável que deriva da decomposição de matéria orgânica. 

CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente é o órgão consultivo e deliberativo do SISNAMA.

CTR – Centro de Tratamento de Resíduos.

Ecofriendly - É termo utilizado para classificar produtos amigáveis ao meio ambiente.

 

Economia Solidária – É um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

Fair Trade – Ou Comércio Justo, no Brasil, é um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.

GEE – Gases de efeito estufa.

MDL  – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, é um dos mecanismos de flexibilização criados pelo Protocolo de Kyoto para auxiliar o processo de redução de emissões de GEE ou de captura de carbono.

Protocolo de Kyoto - É um tratado internacional que tem como objetivo fazer com que os países desenvolvidos assumissem o compromisso de reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa, para aliviar os impactos causados pelo aquecimento global.

SISNAMA – Sistema Nacional do Meio Ambiente.

P.S.: Pedimos desculpas, pois demoramos um pouquinho, mas já estamos aqui novamente com mais uma postagem. A Oi Velox por não prestar um serviço de qualidade, acabou nos deixando uma semana sem internet, mas já resolvemos o problema. Infelizmente, o Brasil ainda tem que avançar muito em relação a banda larga, enfim...


Nenhum comentário:

Postar um comentário